expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Sonhos, quem não os tem?


   
     Todos nós já sonhamos com algo em algum momento da vida. Podemos corretamente dizer que os únicos que não sonham são aqueles que já não estão mais entre nós.

       Mas, o que é de fato um sonho?

   
     Muito já se falou ou se escreveu sobre ele - e eu particularmente - não tenho a mínima pretensão de estabelecer aqui uma definição para esta palavrinha tão carregada de significado(afinal, o mundo inteiro cabe dentro dela), mas apenas escrever o meu humilde ponto de vista.
     Para alguns, sonho é sinônimo de algo inalcançável, de decepção, algo perdido ou que jamais será atingido. Para outros, uma meta, uma luta por algo que valha a pena, um desafio a ser vencido.
     Para mim, é algo constituído de pequenas metas, somando-se uma a uma em função de um objetivo maior que será alcançado com tempo, dedicação, esforço e muita( mas muita mesmo!) perseverança, assim como os tijolos que compõem uma edificação.
     "Mas, que sonho é esse?" você pode me perguntar, nobre leitor.(Se é que este humilde blog terá leitores algum dia.....)
     O de ser escritor, meus nobres! Sei que não sou o primeiro nem serei o último a acalentar este sonho. Sei também que vai ser uma longa e acidentada trajetória, sem nenhuma garantia de que atingirei este objetivo. Mas, de qualquer forma, "se o caminho não tem objetivo, o objetivo é o caminho"(O montanhista pensa exatamente desta forma). Escrever, para mim, sempre foi um objetivo em si mesmo. Se acontecer qualquer coisa além disso, já fico satisfeito.

     "E porque este blog se chama "O Sonhador Anônimo"?

     Por que todo escritor(ou pretenso) é, em suma, um sonhador. Tudo nasce em sua mente, que sonha e trabalha com personagens, situações, sentimentos, motivações, enredos, tramas, pesquisas, informações das mais diversas possíveis e imagináveis e, em todos os casos, com seus mais profundos sentimentos e experiências pessoais. Já quanto ao anônimo, nem preciso explicar, né?

     "Quer dizer que o que pretende com este blog é simplesmente escrever para você mesmo?"

     Bem, a única resposta possível, caro leitor: é sim e não.

     "Como assim?"

     Calma, que eu já chego lá. Sim, porque quando escrevo entro na mais profunda introspecção e transformo meus mais profundos pensamentos e sentimentos em palavras. É neste sentido em que escrevo para mim, bem como no simples prazer da escrita. Também é uma forma de - como direi? -"esvaziar"- um pouco a minha mente, que fervilha de idéias( acho que já li tanto que já não existe mais lugar na minha "cachola" pra tanta coisa). Assim, de tempos em tempos tenho de pôr um pouco disso pra fora...
     O não já é mais fácil de explicar. Se eu quisesse escrever apenas para mim mesmo, não teria a menor lógica eu montar um blog e escrever nele o que "me dá na telha". O ser humano é um comunicador nato, e gregário por natureza. Assim, esta tecnologia que nos está à disposição é uma poderosa ferramenta de comunicação bilateral, e terei prazer em que as pessoas que por aqui passarem leiam o que tenho a dizer. E terei mais satisfação ainda se deixarem suas impressões, críticas, sugestões e - se assim me julgarem merecedor - elogios.

     "E como vai ser a estrutura do blog?"

     Pretendo começar com contos - que são mais curtos e concisos - mas também outros posts de interesse nas áreas de cultura e literatura, que sejam interessantes de se ler(quem foi mesmo que disse que quem conta um conto aumenta um ponto??).
     Na sequência, veremos(já vi que isto aqui vai ser meio que uma "caixa de areia"...).

Bom amigos, por hora é isso. Até a próxima!
Grande abraço.

P.S - Quais são os sonhos de vocês? Caso queiram, respondam nos comentários, ok?   
     

2 comentários:

  1. Olá Kleber!

    Sonhos... algo tão complexo e tão maravilhoso. Eu tenho alguns, mas acho que o mais interessante para mim agora seria viajar pela Rússia, especialmente por alguns lugares remotos, como a Buryatya, Chukotka, Yakutya... enfi, são muitos. E os sonhos são tão efêmeros que, daqui dois minutos eles podem ser outros. Mas no meu caso não acho que serão, rs.

    Grande abraço e parabéns pelas suas postagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,Luciano!

      Que honra receber por aqui uma pessoa que admiro!
      Bom, viajar pela Russia é um dos meus sonhos também. E que estará ao alcance em breve. Quanto ao fato de serem efêmeros, também concordo. Mas o homem vive de sonhos, porque são metas a serem atingidas. É isso que nos impulsiona à frente...

      Muito obrigado pelo comentário e pelos elogios! Vindo de você, é um elogio com "E" maiúsculo!

      Grande Abraço!

      Excluir